A menopausa traz inúmeras mudanças ao corpo da mulher.
E esse período exige adaptações, já que há alterações no humor, ganho de peso e envelhecimento.
Infelizmente, a pele tende a ficar menos hidratada e mais flácida por causa da redução dos níveis de estrogênio, que reduz a produção de elastina e de colágeno.
As taxas de ácido hialurônico também diminuem, deixando a pele ressecada e sensível a irritações.
Além disso, pode haver alterações na pele, como ressecamento, pele vermelha, pequenos inchaços, pequenas manchas, alterações na pigmentação da pele, rosácea, entre outros.
Mas o que fazer para manter uma pele saudável e reduzir os danos?
A proteção solar diária e a hidratação são fundamentais e indicadas. Evite também banhos muito quentes, além de cremes e óleos muito perfumados, para não irritar a pele.
Tratamentos para cuidar da pele na menopausa
E os tratamentos?
É importante lembrar que cada tipo de pele necessita de um específico. Os cuidados na menopausa variam muito de paciente para paciente.
Algumas recomendações são o uso de cremes com ácidos, como retinóico e glicólico, antioxidantes como a vitamina C e E, e ácidos hialurônicos.
Em alguns casos, o uso do botox, preenchimento, lasers e tratamento oral também são indicados para melhorar a textura da pele.
É também muito útil o uso por via oral de peptídeos de colágeno, como o Verisol.
Para hidratação, a minha sugestão é por alternativas saudáveis como a manteiga de cacau, óleo mineral, vaselina, óleos de amêndoas doces ou de sementes de damasco.
Portanto, esse é um período em que há uma grande mudança no corpo da mulher, mas com os cuidados corretos é possível ter uma pele saudável e uma ótima qualidade de vida!
Tem alguma dúvida sobre os cuidados com a sua pele nesse período? Deixe o seu comentário! 👇