Menopausa: como cuidar da pele nesse período

Menopausa: cuidados com a pele

A menopausa traz inúmeras mudanças ao corpo da mulher.

E esse período exige adaptações, já que há alterações no humor, ganho de peso e envelhecimento.

Infelizmente, a pele tende a ficar menos hidratada e mais flácida por causa da redução dos níveis de estrogênio, que reduz a produção de elastina e de colágeno.

As taxas de ácido hialurônico também diminuem, deixando a pele ressecada e sensível a irritações.

Além disso, pode haver alterações na pele, como ressecamento, pele vermelha, pequenos inchaços, pequenas manchas, alterações na pigmentação da pele, rosácea, entre outros.

Mas o que fazer para manter uma pele saudável e reduzir os danos?

A proteção solar diária e a hidratação são fundamentais e indicadas. Evite também banhos muito quentes, além de cremes e óleos muito perfumados, para não irritar a pele.

Tratamentos para cuidar da pele na menopausa

E os tratamentos?

É importante lembrar que cada tipo de pele necessita de um específico. Os cuidados na menopausa variam muito de paciente para paciente.

Algumas recomendações são o uso de cremes com ácidos, como retinóico e glicólico, antioxidantes como a vitamina C e E, e ácidos hialurônicos.

Em alguns casos, o uso do botox, preenchimento, lasers e tratamento oral também são indicados para melhorar a textura da pele.

É também muito útil o uso por via oral de peptídeos de colágeno, como o Verisol.

Para hidratação, a minha sugestão é por alternativas saudáveis como a manteiga de cacau, óleo mineral, vaselina, óleos de amêndoas doces ou de sementes de damasco.

Portanto, esse é um período em que há uma grande mudança no corpo da mulher, mas com os cuidados corretos é possível ter uma pele saudável e uma ótima qualidade de vida!

Tem alguma dúvida sobre os cuidados com a sua pele nesse período? Deixe o seu comentário! 👇

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *