Exames computadorizados atuam em tratamento de pele

Uma técnica computadorizada está inovando o diagnóstico de doenças da pele e a prevenção contra o envelhecimento. O Visia é um sistema capaz de diagnosticar minuciosamente os problemas da pele. O aparelho realiza um mapeamento da pele do rosto, fornecendo um diagnóstico detalhado das imperfeições cutâneas.

Um dos benefícios dessa tecnologia é analisar manchas ainda em formação que podem se manifestar como formações cancerígenas, áreas em que a acne tem mais probabilidade de aparecer, ou os efeitos do envelhecimento. É possível diagnosticar antecipadamente manifestações que só surgirão dentro de meses, ou até anos. O que permite prevenir problemas e intensificar os tratamentos de rejuvenescimento.

Atualmente, o aparelho vem sendo considerado um dos maiores diferenciais nas consultas dermatológicas, a análise realizada permite ao dermatologista avaliações precisas e significativas da pele, ajudando a detectar precocemente vários problemas e a definição do tratamento em que a pele necessita no momento.

No exame são tiradas fotografias digitais de alta qualidade, com luz branca e ultravioleta, que tem a capacidade de penetrar até a derme – camada intermediária da pele – onde é possível flagrar em profundidade alterações imperceptíveis a olho nu. A partir desse exame, a máquina faz uma análise comparativa das seguintes características do rosto: índice de manchas, dilatação dos poros, rugas em formação, textura da pele x idade da paciente, além de informações sobre o grau de hidratação da pele.

O equipamento é utilizado também, para medir a concentração da substância produzida pela bactéria causadora da acne, a porfirina. Quanto maior a quantidade de porfirina em determinada região da pele, maior é a tendência de o paciente vir a ter acne no local.

O exame é bem simples, indolor, sem incômodo ao paciente e obtêm resultados excelentes. As imagens podem ser armazenadas, o que permite acompanhar o progresso do tratamento.

Fonte: Finíssimo

Dr. Ricardo Fenelon
Dermatologista
Presidente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia – Regional Centro-Oeste
CRM 4901

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.