Cutícula, esmalte e unhas encravadas

A expressão “fazer as unhas” tornou-se comum em nosso dia-a-dia e traduz um hábito de higiene e vaidade. Dentro desse costume, há uma peculiaridade brasileira: remover a cutícula do contorno ungueal regularmente. Incorporado principalmente à rotina feminina, esse hábito pode refletir em infecções no contorno das unhas e até ocasionar a formação de um tumor benigno. A recomendação é: ao se “tirar o bife”, evitar manipular o local. Uma solução caseira é fazer compressas de água boricada morna na área machucada. Infecções e inflamações, se não cederem, devem ser tratadas sob supervisão médica.

Esmalte

O uso contínuo de esmalte, por longos períodos, pode levar ao enfraquecimento das unhas. A recomendação é para que, de tempos em tempos, independente da cor do esmalte, o usuário fique com a unha descoberta, sem nenhum produto químico em cima. Uma das seqüelas mais comuns para o uso freqüente desse produto, por incrível que pareça, não se reflete nas mãos. É muito comum que a manifestação de equizema de contato nas pálpebras seja causada pelo uso de esmalte. Recomenda-se que o usuário procure sempre usar esmaltes hipoalergênicos.

Unhas Encravadas

Esta é a queixa mais freqüente no consultório dermatológico quando o assunto é unha. O problema se manifesta geralmente nos pés, devido ao corte inadequado. A recomendação é para manter um corte reto na unha dos pés. Quando o corte é arredondado, o canto das unhas pode penetrar o tecido periungueal, levando ao encravamento. A manipulação inadequada desta unha encravada pode gerar vários problemas, incluindo até a formação de um tumor benigno, chamado granuloma piogênico. Em caso de encravamento, evite a manipulação pela manicure. Se ainda não houver inflamação no local, um pedicuro especializado pode ajudar. Se houver qualquer manifestação infecciosa, o ideal é procurar um dermatologista de sua confiança para tratar a região.

Fonte: Finíssimo

Dr. Ricardo Fenelon
Dermatologista
Presidente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia – Regional Centro-Oeste
CRM 4901

2 comentários

  1. Olá , a clínica também faz tratamento para unha encravada? Agradeço antecipadamente atenção dispensada e aguardo o retorno.

    1. Olá, Rodrigo. Como vai? Sim, mas o ideal é fazermos uma consulta para uma avaliação dessa unha encravada. Minha equipe vai enviar para o seu e-mail todas as informações e valores, tudo bem? Obrigado pela mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.