Cicatrizes: intervenção rápida com laser ajuda na remoção de marcas de queimaduras, cirurgias e acidentes

Vídeo Dr Ricardo Fenelon sobre cicatrizes

A tecnologia pulsed dye laser, que já dispomos aqui em Brasília, associado ao laser fracionado oferece resultados surpreendentes nos tratamentos para remover cicatrizes. E quanto mais cedo for iniciado, melhores os efeitos alcançados. A intervenção precoce é o principal fator para se obter a redução ou desaparecimento dessas marcas.

Cicatrizes são tecidos fibrosos que substituem os tecidos normais. A mudança é causada por cirurgias, queimaduras e outras lesões traumáticas. Elas podem ser classificadas por:

– cicatrizes hipertróficas, que são as mais comuns, quando são elevadas e ficam restritas ao lugar onde ocorreu o machucado;

– cicatrizes atróficas, que são mais baixas em relação ao nível da pele, como uma depressão;

– queloides, que são bastante elevados e ultrapassam a área da lesão.

O laser atua de duas maneiras para eliminar cicatrizes. Ao mesmo tempo, estimula a renovação da pele a partir da produção de colágeno, resultante do tratamento. E reduz espessura, aspecto e características da má formação. As respostas de cada organismo são distintas. Há casos em que as cicatrizes desaparecem. Mas não se pode fazer essa afirmação previamente. O tratamento para cicatrizes pode ser iniciado após a primeira semana de cirurgia, se o local não estiver aberto ou infeccionado. Antes de qualquer decisão, procure um dermatologista de sua confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *