Cicatrizes: intervenção rápida com laser ajuda na remoção de marcas de queimaduras, cirurgias e acidentes

Vídeo Dr Ricardo Fenelon sobre cicatrizes

A tecnologia pulsed dye laser, que já dispomos aqui em Brasília, associado ao laser fracionado oferece resultados surpreendentes nos tratamentos para remover cicatrizes. E quanto mais cedo for iniciado, melhores os efeitos alcançados.

A intervenção precoce é o principal fator para se obter a redução ou desaparecimento dessas marcas.

Cicatrizes são tecidos fibrosos que substituem os tecidos normais. A mudança é causada por cirurgias, queimaduras e outras lesões traumáticas. Elas podem ser classificadas por:

  • cicatrizes hipertróficas, que são as mais comuns, quando são elevadas e ficam restritas ao lugar onde ocorreu o machucado;
  • cicatrizes atróficas, que são mais baixas em relação ao nível da pele, como uma depressão;
  • quelóides, que são bastante elevados e ultrapassam a área da lesão.

O laser atua de duas maneiras para eliminar cicatrizes. Ao mesmo tempo, estimula a renovação da pele a partir da produção de colágeno, resultante do tratamento. E reduz espessura, aspecto e características da má formação.

As respostas de cada organismo são distintas. Há casos em que as cicatrizes desaparecem. Mas não se pode fazer essa afirmação previamente. O tratamento para cicatrizes pode ser iniciado após a primeira semana de cirurgia, se o local não estiver aberto ou infeccionado.

Antes de qualquer decisão, procure um dermatologista de sua confiança.

23 comentários

  1. Olá dr, há 8 meses fiz plástica nas mamas, sem colocar próteses. Formou queloide, que me encomoda muito, já usei fitas, pomadas e aplicação de corticoides sem melhora total.
    Me falaram do laser, da beta terapia.
    Me oriente por favor.

    1. Olá, Elisabete. Tudo bem? A queloide tem tratamento, mas o ideal é uma avaliação minuciosa do seu caso para determinar o tratamento mais adequado. Vamos enviar para o seu e-mail informações do tratamento e valores, ok? Agradeço pela mensagem!

  2. Ola dr, estou a procura de metodos que possam melhorar o aspecto de um queloide que adquiri ao longo da cicatrização de uma cirurgia, a cicatriz fica em baixo ao nariz bem rente a linha divisoria natural, fazem exatos 6 meses que passei pela cirurgia e desde então venho ultilizando pomadas e a fita de silicone. Gostaria de saber mais sobre o tratamento, e quem sabe até vir a marcar uma consulta presencialmente,

    1. Olá, Lia. Como vai? Minha equipe vai enviar para o seu e-mail todas as informações do tratamento e valores, tudo bem? Obrigado pela mensagem e feliz 2022!

  3. Tenho cicatrizes no rosto de e uma queda tenho um sonho em fazer um tratamento para remove las

  4. Gostaria de saber sobre o tratamento para cicatrizes queloideanas, tenho uma em cada lóbulo da orelha, uma está pequena e a outra grande.

    1. Bom dia, Gabriel. Tudo bem? Minha equipe vai enviar para o seu e-mail algumas informações e valores do tratamento, ok? Agradeço pela mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.