Cicatrizes: intervenção rápida com laser ajuda na remoção de marcas de queimaduras, cirurgias e acidentes

Vídeo Dr Ricardo Fenelon sobre cicatrizes

A tecnologia pulsed dye laser, que já dispomos aqui em Brasília, associado ao laser fracionado oferece resultados surpreendentes nos tratamentos para remover cicatrizes. E quanto mais cedo for iniciado, melhores os efeitos alcançados.

A intervenção precoce é o principal fator para se obter a redução ou desaparecimento dessas marcas.

Cicatrizes são tecidos fibrosos que substituem os tecidos normais. A mudança é causada por cirurgias, queimaduras e outras lesões traumáticas. Elas podem ser classificadas por:

  • cicatrizes hipertróficas, que são as mais comuns, quando são elevadas e ficam restritas ao lugar onde ocorreu o machucado;
  • cicatrizes atróficas, que são mais baixas em relação ao nível da pele, como uma depressão;
  • quelóides, que são bastante elevados e ultrapassam a área da lesão.

O laser atua de duas maneiras para eliminar cicatrizes. Ao mesmo tempo, estimula a renovação da pele a partir da produção de colágeno, resultante do tratamento. E reduz espessura, aspecto e características da má formação.

As respostas de cada organismo são distintas. Há casos em que as cicatrizes desaparecem. Mas não se pode fazer essa afirmação previamente. O tratamento para cicatrizes pode ser iniciado após a primeira semana de cirurgia, se o local não estiver aberto ou infeccionado.

Antes de qualquer decisão, procure um dermatologista de sua confiança.

8 comentários

  1. O LASER TIRA CICATRIZ DE CORTE DA FACE?

    1. Bom dia, Odilon. Tudo bem? Como disse no texto, uma intervenção precoce nas cicatrizes é o principal fator para termos a redução ou desaparecimento da marca. Além disso, as respostas de cada organismo são distintas, então há casos em que as cicatrizes desaparecem. Mas não podemos fazer essa afirmação previamente. Portanto, antes de qualquer decisão, é importante se consultar com o dermatologista de sua confiança para uma avaliação correta do seu caso. Agradeço pela mensagem!

  2. O laser tira marca de catapora?

    1. Boa noite, Mychelle! Como vai? O laser fracionado estimula a produção de um novo colágeno, com melhora no aspecto das cicatrizes, inclusive de catapora. Temos também o Enerjet, uma novíssima tecnologia que utiliza pressão Kinetica para colocação de Ácido Hialurônico dentro da pele com melhora das cicatrizes. Obrigado pela mensagem!

  3. Fiz um transplante de coração faz 4 anos e tenho tendencia a queloide . O laser tira o queloide?
    Grata

    Catarina

    1. Olá, Ana Catarina! Tudo bem? Esse laser fracionado melhora o aspecto das cicatrizes, inclusive queloide. Além disso, temos o Enerjet, uma nova tecnologia que também ajuda na melhora dessas cicatrizes. É sempre bom lembrar que as respostas de cada organismo são distintas. Então, há casos em que as cicatrizes desaparecem, mas não se pode fazer essa afirmação antes de uma avaliação. Agradeço pela mensagem!

  4. Olá! Sou de Brasília e gostaria de saber valores de (todos ) os lazeres (Mais) usados para (Cicatrizes) de sua Clínica e também o valor da (Tunelização dérmica) para que eu possa adiantar junto ao banco tal valores. Agradeço!

    1. Olá, Cleyton! Tudo bem? Minha equipe vai enviar as informações e os valores por e-mail. Eu que agradeço pela mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *