Aplicação de botox nos pés pode ajudar com suor excessivo

SUOR

Tenho 20 anos e desde a infância tenho excesso de suor nas mãos e nos pés quando está calor ou quando estou ansiosa. Existe uma cirurgia que acabe com esses problemas?
Suely Dias, via e-mail

Essa cirurgia se chama simpatectomia torácica e é adotada para casos de hiperidrose emocional ou cortical, doença que se caracteriza por transpiração excessiva, desencadeada por fatores emocionais. Secciona-se um nervo para bloquear o estímulo de produção de suor. Eficaz para 98% dos casos, a cirurgia é indicada para a palma das mãos, as axilas e a face. Mas não tem o mesmo efeito para os pés. Neste caso, a aplicação da toxina botulínica pode trazer melhores efeitos, embora seja um tratamento temporário.

Ricardo Fenelon, dermatologista de Brasília

Fonte: Istoé Independente

4 comentários

  1. Aplicação da toxina botulínica nos pés é 100% eficaz? Redução ou elimina completamente o suor? Existem situações em que o corpo pode rejeitar esse tratamento?

    1. Olá, Taise. Tudo bem? Não há rejeição pelo corpo, mas não podemos falar em 100% de eficácia. Há uma parcela dos resultados que é individual. Ou seja, cada caso é um caso. Obrigado pela mensagem!

  2. Poderia, por favor, indicar algum médico na cidade de São Paulo que possa diagnosticar possível hiperidrose. Obrigada!

    1. Boa tarde, Gabrielle. Tudo bem? Minha equipe vai te encaminhar por e-mail, ok? Obrigado pelo mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.