Você conhece os sinais de que começou a perder colágeno?
Geralmente, a partir dos 25 anos o nosso corpo reduz a produção do colágeno e esses sinais podem começar a aparecer.
Separei 6 deles que você precisa ficar atento. Veja:
Linhas de expressão
O movimento excessivo da pele associado a outros fatores, como a falta de hidratação, deixa marcas na pele. E quando começar a acontecer isso, ligue o sinal de alerta, pois você está perdendo colágeno.
Rugas
Outro sinal que você deve ter muita atenção é a ruga. A pele começa a ficar marcada por conta do envelhecimento e isso se aprofunda com o tempo. Podem aparecer nos olhos, na boca e na testa, por exemplo.
Pele desidratada
Pele seca e sem brilho? Mais uma indicação de que você pode estar perdendo colágeno. Quando isso acontece, há a perda da viçosidade da pele. Com isso, ela se torna mais opaca.
Flacidez
Esse é um problema clássico de quando começamos a perder o colágeno. A pele fica mais mole, pois é o colágeno que dá mais firmeza e sustentação a ela.
Dores nas articulações
Essa dor geralmente está associada a uma inflamação que acelera a destruição do colágeno presente nas cartilagens e articulações. Só quem tem sabe do que estou falando.
Unhas e cabelos fracos
Os cabelos ficam mais porosos e frágeis, além de opacos, e as unhas quebram com facilidade.
Como repor o colágeno?
Já percebeu algum desses sinais no seu corpo? Se sim, temos uma boa notícia.
É possível estimular a reposição dessa proteína responsável por dar firmeza, elasticidade e sustentação à nossa pele.
A alimentação rica em vitamina C é importante para melhorar a absorção do colágeno.
Mas hoje também temos os peptídeos de colágeno (Verisol) por via oral e o laser Picosure para estimular a produção de colágeno.
Então, algum desses 6 sinais estão no seu corpo? Não deixe de enviar uma mensagem para consulta e resolver esse problema!
E se ficou com alguma dúvida, deixe sua mensagem abaixo!
Olá! Tudo bem?
Tenho 19 anos e senti que meu rosto mudou muito em apenas um ano, ele ficou mais flácido e consequentemente isso mudou completamente meu semblante. Queria entender se isso pode ser por perda de colágeno levando em conta que fiquei um ano e meio sem comer carne e estava em uma rotina cansativa de acordar às cinco e voltar tarde para casa.
Olá, Maria. Como vai? Pode ter relação, mas para termos o melhor diagnóstico e definir o melhor tratamento para o seu caso é fundamental uma consulta. Minha equipe vai enviar todas as informações da consulta, inclusive valores, ok? Agradeço pela mensagem!
Dr. Ricardo,
Estou com neuropatia periférica, provavelmente devido à diabetes. Fazendo pesquisas, entendi que a camada que reveste os nervos lesados podem ser recuperados através da suplementação de colágeno. Estou no caminho certo?
Grata pela atenção,
Claudia.
Boa tarde, Claudia. Como vai? Pode ser uma solução, mas o ideal é uma avaliação para definir o que é mais adequado para o seu caso e evitar qualquer problema. Agradeço pela mensagem!